Blog Contágil

Os médicos, psicólogos, dentistas e outros profissionais liberais que emitem recibos dos serviços prestados a pessoas físicas estão sujeitos ao carnê leão e ao livro caixa.

carne leao livro caixa

É muito importante ter um controle desses recibos emitidos para seus clientes, pois com certeza eles informarão na hora de fazerem a declaração, uma vez que poderão deduzir essa despesa. A Receita Federal controla esses recebimentos cruzando a declaração de um com o outro, e caso o profissional não tenha declarado esse rendimento, seja por erro ou intencionalmente, poderá ser convocado a comprovar todos os rendimentos e despesas que declarou, é a chamada malha fina. Dependendo da gravidade as multas poderão variar de 20% a 150% do valor do imposto devido.

O contador é a pessoa que produz informações que afetam a empresa, os investimentos, os administradores, entre outros, sem agir em benefício de algum desses em específico. Para que o contabilista exerça a sua função como se espera, é fundamental que os administradores forneçam informações corretas.

Assim, o profissional da contabilidade pode se focar em analisar as alternativas que melhores se aplicam a um determinado tipo de negócio. Servindo como um mentor para o empreendedor. E não apenas cuidar da burocracia.

A contabilidade, quando munida de dados corretos, é a maior fonte de informações sobre o patrimônio de uma empresa, sobre investimentos e tomada de decisão dos administradores.

Um gestor responsável sabe que uma de suas principais obrigações com a empresa é jamais perder o controle de sua situação financeira. Para isso, ele precisa manter seus olhos atentos aos resultados, seu nível de endividamento, sua lucratividade, faturamento bruto mensal, dentre outros aspectos. Afinal, ele precisa saber como avaliar a saúde financeira da sua empresa.

Continue lendo para conhecer os principais indicadores de desempenho financeiro.

Indicadores de desempenho financeiro

Rentabilidade

Este indicador visa mensurar a viabilidade do negócio e sua capacidade de retornar o capital investido. Para saber se o negócio é financeiramente atrativo, o empreendedor deve utilizar o valor que investiu ou que pretende investir como parâmetro para o cálculo.

A contabilidade como atividade surgiu no mesmo instante das atividades comerciais. Desde o seu surgimento até hoje ela se faz essencial e necessária para que seu negócio não venha a ter problemas. Vejamos o quanto é importante manter uma boa relação com seu escritório de contabilidade.

O contador vai analizar os dados da sua empresa para oferecer a você um panorama real sobre a sua situação. Quando organizada e em dia, a contabilidade é capaz de oferecer informações relevantes para a tomada de decisão, além de prever situações de risco. A saúde financeira de seu negócio depende muito de uma boa equipe contábil.

Uma contabilidade em dia mantém o controle financeiro e econômico equilibrados, e isso independente do tamanho da empresa. Os registros financeiros em dia facilitam o cálculo do custo correto de mercadorias vendidas ou serviços ofertados. Isso evita prejuízos e facilita a tomada de decisão. Mantenha atualizado o registro  das transações financeiras.

Outro ponto vital é que uma boa organização contábil evita aplicação de sanções pelo recolhimento incorreto de tributos. Estas sanções podem lhe trazer uma grande dor de cabeça, pois pode deixar sua impresa impossibilitada em muitos aspectos.

fique informado

Receba nosso conteúdo atualizado em seu e-mail. Seus dados estão seguros conosco e nossos e-mails não são muito frequentes.

Informações:

Cadastre seu e-mail e receba informações e notícias de seu interesse

Localização;

2000px GoogleMaps logo.svg

Please publish modules in offcanvas position.

2018 Contágil Consultoria Contábil | Site desenvolvido por www.livres.art.br